Créditos: Site AdNews.
A mídia brasileira dá cada vez mais passos em direção ao futuro. Na versão impressa, os principais jornais e revistas se reinventam e se aproximam do digital. No rádio, a internet é aliada na busca por ouvintes. Por fim, na mídia televisiva, a adaptação à tendência não poderia ser diferente.
A novidade mais recente neste sentido é o anúncio, nesta sexta-feira (27), de que a MTV inicia testes do que pode ser encarado como modelo de "TV do Futuro". A proposta abre espaço para que a cobertura do VMB deste ano brinque com a fantasia de TV dos sonhos, levando a exibição da telinha para a internet, e da internet para a telinha.
Para Mauro Bedaque, diretor de Conteúdo da emissora, o atual cenário da comunicação marca transformação jamais vista. O avanço na percepção fez com que a emissora criasse um console de transmissão que leva na íntegra o conteúdo da TV para a internet e parcialmente o da internet para TV. “Criamos um sistema de transmissão que deixa o usuário livre para escolher qual VMB quer ver e de que ponto quer ver”, relata.
O diretor afirma que “a questão não é colocar o mesmo conteúdo em diferentes mídias, mas sim adaptar os conteúdos seguindo as exigências de cada plataforma”. Neste sentido, ele expica que a internet não “se contenta em ser apenas um ‘olho’ da TV”. A proposta integra a realidade da emissora, que há três anos apresentou ao público um novo modelo de convergência. Bedaque explica que a grade da emissora já apresenta conteúdos que saíram da internet e agora fazem parte da programação da TV. O caso mais recente, segundo ele, é o da Katylene”.
A ação no VMB, divulgada nesta manhã pelo Adnews, será feita por meio de oito canais diferentes que transmitirão na internet imagens vindas de câmeras conectadas a laptops nas mochilas de Vjs e blogueiros. Bedaque explicou que o primeiro sinal será o padrão, que fará a cobertura para a TV. O segundo apresentará a cobertura da blogueira MariMoon, que mostrará um set especial dos bastidores do evento.
O terceiro cobrirá outro evento que faz parte do VMB – não revelado por ele. A ideia de apresentar um parâmetro em 360 graus completa o quarto sinal de transmissão, que será disponibilizado somente na internet. “Além desses canais, uma cobertura externa feita da Rocinha pela blogueira Landa será exibida. Os blogueiros também terão contato direto com os comentários e os usuários do Twitter, Facebook e outras redes”, revela Mauro.
Propaganda segue exemplo
Tática semelhante à da MTV foi utilizada no Festival de Publicidade de Cannes deste ano. A agência Leo Burnett destinou um profissional que viajou à Riviera Francesa com a missão de transmitir ao mundo o que acontecia por lá, só que com uma câmera grudada na cabeça e participação ativa das redes sociais. Ao Adnews, o diretor da MTV rechaçou a possibilidade de comparação com o feito da agência.
A propaganda também se insere no contexto e busca alternativas. Em entrevista à primeira edição da revista do Adnews, Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca, divagou sobre o futuro. Na pauta, a relação entre propaganda, tecnologia e previsões do que virá por aí. O bate-papo gerou dúvida se em alguns anos a "mídia transmitirá o futebol na TV ou playstation", previsão de "iPads gigantes nos pontos-de venda" e a questão que ele mesmo levantou sobre tudo isso. "Estou viajando?". Ao que parece, nem tanto assim.
sábado, 28 de agosto de 2010
Internet não é apenas um "olho" da TV, diz diretor da MTV
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